domingo, 2 de janeiro de 2011

Nova Jogabilidade. Nova Lara Croft. Novo Tomb Raider

Tomb Raider. Quando todo gamer ouve falar nesse nome logo vêm a mente imagens de uma brava e bela mulher passando por diversas aventuras e enfrentando os mais variados perigos para conseguir o que quer. Começou assim e sempre será assim. Desde o primeiro jogo, lançado no Sega Saturn e depois no Playstation (onde fez mas sucesso e ajudou a consagrar o console da Sony) a personagem Lara Croft havia passado por tumbas, calabouços, cavernas e cidades milenares (até mesmo pelo lendário continente de Atlântida) para encontrar três peças de um artefato. Com esse game nasceu uma verdadeira musa dos games, tanto em termos de beleza quanto em termos de sucesso, já que Lara Croft está até hoje entre as mais bem sucedidas personagens femininas no universo dos games.

 Em 1998, uma sequência para o primeiro jogo foi lançada, sendo eleito o melhor game de ação naquele ano. Com o encerramento da trilogia original da série, novas aventuras da heroína foram surgindo, inclusive uma versão comemorativa dos 10 anos da série além de Tomb Raider: Legend, game que foi eleito o melh
 or lançamento de 2006. No ano passado foi lançado Lara Croft and the Guardian of Light, o primeiro game da série que não tinha o termo "Tomb Raider" no titúlo, e que trazia um segundo pergonagem jogável, que era Totec, um guerreiro maia de 2000 anos.

No decorrer de todo esse tempo, alguns games receberam critícas boas, e outros nem tanto. Mas acontece que aos poucos a imagem de Lara Croft e suas aventuras foram se apagando. E talvez esse tenha sido o principal motivo com que 2010 acabasse com a promessa de um novo game, que já é aguardado como nenhum outro jogo da série.


Imagens dos três primeiros games lançados para o PSOne

Pelo menos para mim, a série Tomb Raider, apesar de claramente não estar em seu auge, não está
 tão "a beira da morte" como esteve ou ainda está (dependendo do pensamento de cada um) séries como Sonic, Donkey Kong, Mortal Kombat e Duke Nukem, por exemplo. Mas mesmo assim, o pessoal a Crystal Dynamics (empresa que está desenvolvendo o novo game) parece que não quer "ressuscitar" uma série, e sim, matá-la de uma vez e substituí-la, só que com o mesmo titúlo e personagem principal. E isso fica bem claro quando eles pediram que os fãs esquecessem tudo o que sabem sobre Tomb Raider, Lara Croft e tudo mais.

Pelas informações que se tem do game, as mudanças que essa nova versão trará irá modificar quase que totalmente a franquia. Muito mais do que simplesmente o visual da nossa heroína, vários elementos
 que nós estamos acostumados a ver nos jogos da série serão trocados. Um exemplo disso é a confirmação de que no game, Lara terá que ir atrás de água e comida para sobreviver, além de ir aprimorando suas técnicas, ao invés de já ter tudo a disposição como nos jogos anteriores. Além disso, para aqueles que gostam de muita violência em games, já foi revelado que o game terá muita brutalidade.

Por mais que a Crystal Dinamics peça, mesmo querendo nós não vamos esquecer dos jogos já lançados da série, principalmente porque durante seu desenvolvimento e até mesmo após seu lançamento, haverá muitas comparações entre Tomb Raider: Reborn e os demais jogos. Se as critícas forem favoráveis, talvez a gente possa esquecer tudo o que sabemos até então. Por enquanto é só aguarda e ver no que vai dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário