sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Adeus Guitar Hero!

Já não é mais novidade para ninguém que foi anunciado o fim da franquia Guitar Hero, por isso se até ontem ainda havia alguém ancioso pela chegada de GH6 ou quem sabe até pela chegada de um game da série baseada naquela banda que você mais gosta, pode esquecer. Quem está por dentro das notícias a mais tempo, talvez tenha até previsto anteriormente que GH estava sendo um furo no bolso na calça da Activision. Como se não bastasse o fato da empresa não estar lucrando bem com a franquia, outro obstáculo é conseguir licensiar músicas para o game. Obviamente, a solução para o problema não seria lançar uma sequência somente com músicas covers (como aconteceu nos primeiro jogos lançados), mas sim desmontar a equipe que desenvolve a série e desistir do negócio.

Uma coisa bastante comum na maiorias das séries é o fato dela começar a ficar chata a cada jogo lançado, independentemente dela evoluir em questão dos gráficos, modos on-line, jogabilidade e outros recursos oferecidos pelos consoles. Tudo isso se deve ao fato de que aquela idéia bastante original que foi a responsável por fazer o primeiro game uma mania geral, já está envelhecida. No caso de Guitar Hero, essa idéia enfraqueceu rápido demais. Pelo menos para mim, uma franquia morrer com apenas 6 anos é algo de se estranhar. O problema talvez seja que nesse 6 anos, o número de jogos que foram produzidos foi algo fora do normal. Houve ano que a Activision lançou mais de um game, o que não acontecia com frequência anteriormente em outras séries. Durante esse tempo, criaram Rock Band, uma série de jogos musicais que chegou para disputar a preferencia dos jogadores com Guitar Hero. Com isso, o número de jogos do gênero foi crescendo ainda mais.

Mas pensando bem, se a idéia era lançar jogo atrás de jogo com músicas novas e sem nenhuma inovação das boas, já era de se esperar que a mania não iria durar muito. Talvez por isso que quando é citada o fim de GH, muito gamers afirmam que a série já vai tarde. Tudo bem que durante esse tempo, foram sendo lançadas guitarras, baterias próprias para os jogos, mas há aqueles que, por incrível que pareça, tenham gostados dos primeiro jogos lançados para o PS2, onde o uso dos instrumentos não era obrigatório no game. Por falar nisso, obrigar os jogadores a jogar somente com eles foi uma tremenda de uma burrice.

Para aqueles que gostam demais de Guitar Hero, ainda há uma pequena esperança, já que no anúncio de que a série está encerrada, afirmaram quese uma nova e boa idéia surgir, um novo jogo possa surgir no futuro. E pelo jeito será um futuro bem distante. Se os jogos músicaisestão em má fase hoje, o que me faz acreditar que um dia eles voltem com tudo?

Outras série canceladas

Outra série que está cancelada é a série True Crime. Depois de ter recebido o primeiro jogo em 2005, o segundo talvez até poderia receber uma segunda chance, já que ele está praticamente concluído e pronto para ser lançado. Vai ver as coisas estão mais feias para a Activision do que a gente pensa. Em relação a série Tony Hawk, não há nem muito o que falar. Apenas que é já era uma série bem ultrapassada e mesmo acompanhando uma prancha para que se possa jogar Tony Hawk: Ride, fica impossível a série ser como era nos tempos do PSOne. Já Dj Hero (que estava com um novo titúlo em fase de desenvolviento) teve o mesmo destino que o seu irmão Guitar Hero, no entanto o estúdio responsável continua trabalhando com a Activision.

Mesmo com o fim dessas séries, a Activision ainda tem muito caminho pela frente, apostando no grande sucesso de Strarcraft, World of Warcraft e, principalmente, Call of Duty. Este último, apesar de estar em sua melhor forma, vêm recebendo um jogo a cada ano. Tudo bem que foram jogos com um número de vendas enorme, mas será que o sucesso vai durar por muito tempo?

E quem aí curte jogos músicais, não deixem de ficar na torcida por Rock Band.

Nenhum comentário:

Postar um comentário