domingo, 9 de janeiro de 2011

Play Hero Retro - Alien Vs. Predator (SNES)


Primeiro eles invadiram os quadrinhos. Em seguida venho um livro. E antes de terem seus filmes, eles deram as caras no mundo dos games. Com tudo isso, dá pra ver que Aliens e Predadores protagonizam uma batalha bastante conhecida no mundo do entretenimento. Só de games, a série conta com cerca de 36 jogos, lançados ao longo dos anos para diversas plataformas. É claro que entre tantas versões diferentes, há aquelas bem rídiculas e outras que valem muito a pena jogar, como é o caso do título lançado no ano passado para o PS3 e Xbox 360, que para muitos é considerado o melhor de todos. Mas entre os jogos clássicos também há aqueles que se destacaram, como é o caso da versão lançada para arcades em 1994, que contava com dois personagens jogaveis (e humanos) no melhor estilo beat'n up.


Mas a minha primeira análise nostálgica aqui no Play Hero será sobre um outro game envolvendo essas duas raças alieningenas, que foi lançado em 1993 no SNES pela Activision. Lendo sobre esse game em alguns sites, eu precebi que as críticas são muito divididas. Da minha parte, eu considero Alien Vs. Predator como um bom game, mas que não tinha nada de inovador e muitos defeitos que desapontam.

Essa versão para o SNES também adotou o estilo beat'n up de jogailidade, em que os jogadores controlavam um Predator que tinha que passar por cenários derrotando várias formas de Aliens que surgem em seu caminho. Os humanos, por sua vez, só fizeram parte da história do game, onde estavam desesperados e com medo dos inimigos. Mas a história do game ainda vai se desenrolando durante os intervalos entre uma fase e outra.


Na minha opinião, a Activision mandou bem no visual dos personagens, já que tanto os Aliens quanto o Predator estão bem fiéis ao que se conhecem deles. Os chefes de fases também tiveram gráficos de boa qualidade, sempre muito bem detalhados e com aparências assustadoras. Falando em assustador, a intenção de dar ao game cenários sombrios até deu certo, mas há algumas falhas em certos pontos, em que os gráficos não estão tão bem definidos. Mas não há nada que nos faça desistir do game só pela parte gráfica, eu confesso que até gostei do cenário em que há uma parede de corpos aos fundos.

Como um beat'n up, Alien Vs. Predator é do jeito que a gente está acostumado a ver, só que ao invés de sair por aí batendo em bandidos, o objetivo é aniquilar uma horda de Aliens, e com um único personagem, já que não há opção de escolha. Mas pelo menos, nosso herói (se é que posso chamá-lo assim) possuí movimentos e habilidades que agradam. Basicamente ele pode dar socos, voadoras e até arremessar os inimigos para longe e dar rasteiras. Ele ainda pode contar com armas que podem ser ganhas quando se derrota determinados inimigos. O problema é que essa armas são limitadas, pois são arremessadas contra eles, ao invés de você perde-las quando apanha, como é mais comum nos jogos do gênero.

Para detonar os aliens, o jogador ainda podia contar com uma técnica secreta do Predador em que uma barra se enchia quando se pressionava o botão X. Quando você usava a técnica sem que a barra estivesse cheia, ele soltava alguns tiros poderosos, mas quando você usava a técnica quando ela estava cheia, aí o Predador dava um forte grito e cobria a tela de raios, acabando com todos os inimigos. O problema é que quando essa habilidade mais forte era usada, o jogador tinha que pagar um pouco de energia, por isso só era bom usar quando fosse realmente necessário.

Alien Vs. Predator contava com 4 níveis de dificuldade: Novice, Standard, Expert e Advanced. Para ajudar, na tela de options ainda era possível escolher com quantas vidas você começava a jogar, sendo que o máximo era 6. Mas durante o game, os jogadores tinham que passar por situações ruins em relação a dificuldade, o que desagradava bastante. Isso porque os inimigos possuem barras de energia grandes, são apelões e dão sempre os mesmos ataques. Sem contar que quando aparece algum para você derrotar, em seguida vão aparecendo mais um monte deles, até que chega a um certo ponto em que você enjoa de tanto matar Aliens. Outro problema é em relação aos chefes, que mesmo sendo grandes, eles se movimentam com rapidez e são muito apelões. Poucas vezes se consegue lhes dar combos.

Para ajudar o Predator na sua guerra contra os Aliens, havia alguns itens que restauravam sua energia, além de outro que o deixava invísivel temporariamente, uma das técnicas bastante conhecida do personagem tanto nos games, quanto nos quadrinhos e cinema. Mas vale lembrar que esse item não deixava invencível, por isso mesmo estando invisivel os inimigos podem te acertar caso você dê bobeira.

 
 
Desde que essa história de horror e ficção foi criada, enorme é a quantidade de games hononimos que foram lançados. Na minha primeira análise nostálgica a bordo do Play Hero, a versão para o SNES de Alien Vs. Predator não é uma das melhores. Como as opiniões a respeito do game são divididas, eu não posso recomendar e nem pedir para que vocês deixem de jogar. Mas mesmo assim não posso deixar de apresentar minha opinião de que esse game possuia uma jogabilidade razoável (apesar de ter alguns defeitos) mas que não apresentava nada de muito especial e inovador, a não ser o fato de ser um beat'n up envolvendo alieníngenas, ao invés de policiais, lutadores e gangues, como é a maioria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário